NOSSOS

A tarefa de alimentar as cidades com produtos saudáveis e produzidos localmente é um dos maiores desafios de nosso tempo. Em São Paulo, por exemplo, a distribuição e a comercialização desses alimentos são ineficientes, o que encarece o preço desses produtos e limita o número de pontos de venda fora do centro expandido. 

Quando conectamos os produtores rurais com os consumidores das cidades, delimitando as transações por proximidade geográfica, reduzimos as distâncias que os alimentos percorrem e eliminamos intermediários que encarecem o preço final do alimento. Além disso, reduzimos as emissões de gases do efeito estufa (GEE) associadas ao desperdício, armazenamento e transporte de alimentos.

Em um sistema alimentar sustentável, o Aliança Campo-Cozinha é responsável por orientar a produção, a distribuição e a comercialização de alimentos orgânicos.

Os desertos alimentares fazem parte do cotidiano de milhões de paulistanos. Eles representam a falta de acesso à comida perto de seu domicílio. Hoje a Periferia da cidade de São Paulo é uma das grandes afetadas por esse problema; há pouca oferta de alimentos frescos e de boa qualidade. 

 

O projeto Fazenda Urbana busca expandir a oferta de alimentos saudáveis para a periferia de São Paulo com o menor impacto ambiental possível. Desenvolvemos um sistema fechado de produção de peixes com hortaliças onde é possível produzir alimentos de qualidade sem desperdícios.

 

Esse projeto significa ofertar maior qualidade de vida, reduzir o impacto ambiental no transporte e produção, além de criar empregos diretos e indiretos para a população local.

Email: marabunta@inventati.org | Universidade de São Paulo, Campus Butantã, São Paulo

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon